As bijuterias se diferenciam das semijoias e joias em vários aspectos:
- Material: Bijuterias são frequentemente feitas de materiais não preciosos, como metais comuns (como cobre, latão ou alumínio), plásticos, vidro, resina e pedras sintéticas. Já as semijoias passam por um processo de banho - galvanoplastia, que é um processo que reveste metais com uma fina camada de ouro, prata ou ródio, já as joias são feitas de metais preciosos (ouro, prata, platina) e pedras preciosas (diamantes, rubis, esmeraldas).
- Valor: Em geral, as bijuterias têm um custo muito mais baixo do que as joias, tornando-as acessíveis a um público mais amplo. As joias, por serem feitas de materiais valiosos, tendem a ser consideradas investimentos e a ter um valor de revenda mais alto.
- Durabilidade: As bijuterias podem não ter a mesma durabilidade que as joias. Elas podem ser mais suscetíveis a danos e desgaste, especialmente se não forem cuidadas adequadamente. As joias, por outro lado, são projetadas para durar e resistir ao tempo.
- Estilo e design: As bijuterias costumam acompanhar as tendências de moda de forma mais rápida e variada, oferecendo uma ampla gama de estilos e designs. As joias, embora também possam ser modernas, tendem a ser mais clássicas e atemporais.
Essas diferenças tornam as bijuterias uma opção popular para quem busca variedade e estilo e uma otima fonte de renda